No comments yet

Liane Hentschke assume a diretoria de Educação Musical da Anafima

ANAFIMA anuncia a Prof ª.  Drª. Liane Hentschke como Diretora de Educação Musical da entidade.

Liane é considerada uma das mais respeitadas autoridades em educação musical no Brasil e se junta à Anafima para desenvolver projetos em parceria com o Governo e empresas do setor. “É um grande ganho para o mercado a presença da Drª. Liane Hentschke na ANAFIMA”, explica Daniel A Neves, presidente da entidade.

Para a nova Diretora “É um grande prazer participar da Diretoria da ANAFIMA  uma vez que a Associação está comprometida com ações que envolvem o desenvolvimento da educação musical através da hélice tríplice: empresa, academia e governo.”, finaliza Hentschke.

Confira o Curriculum Vitae  de Hentschke

Doutora em Educação Musical pelo Institute of Education, University of London (hoje UCL), Inglaterra, com Pós-Doutorado na mesma instituição. Atua como Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Ocupou o cargo de Secretária de Relações Internacionais da UFRGS entre 2008-2013. No CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI) ocupou o cargo de Diretora de Cooperação Institucional e Internacional (2013-2014).

Ocupou o cargo de Vice-Presidente do International Music Council – IMC, órgão assessor de música para a UNESCO (2009-2013). Foi Presidente da International Society for Music Education – ISME entre 2004 e 2010, e de julho de 1998 a ag˜åosto de 2002, membro do Conselho Diretor e do Conselho Executivo da mesma entidade. Participou do Comitê internacional da UNESCO que criou as Metas Mundiais para o Milênio em Educação em Artes (Millenium Goals for Arts Education).

Pesquisadora Nivel 1 do CNPq, coordena o grupo de Pesquisa FAPROM (Formação e Atuação de Profissionais em Música), do PPG-Música UFRGS (conceito 7 pela CAPES). Representou o Brasil em um projeto de pesquisa internacional (oito países), sobre motivação de alunos para aprender música. Entre 2005 e 2007 integrou o grupo de trabalho Mundus Musicalis, sobre mobilidade acadêmica internacional em música, coordenado pela AEC (Associação Europeia de Conservatórios – Holanda) e financiado pelo projeto Eramus Mundus da União Europeia.

Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de motivação para ensinar e aprender música (Psicologia Cognitiva), bem como em tecnologias digitais para educação musical. É autora e coautora de 16 livros, sendo 8 de tecnologias digitais em educação musical. Ministrou palestras, conferências e publicou artigos científicos, capítulos de livros e prefácios, no Brasil, Alemanha, Áustria, Austrália, Argentina, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Hong Kong, Tailândia e Venezuela.

De 1992-2016 atuou como professora no curso de Licenciatura em Música e como Professora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Música/UFRGS, tendo orientado 41 trabalhos de mestrado e doutorado, e mais de 30 trabalhos de iniciação científica. Foi também Chefe do Departamento de Música, Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Música e Coordenadora do Programa Musicistas de Aperfeiçoamento em Música CAPES/UFRGS.

No Brasil, foi membro de comitês governamentais como: Comitê Científico de Artes e Letras da FAPERGS (1996-1998); Comissão de Especialistas de Ensino de Artes da CEEARTES/SESU/MEC (1996-1998); Comissão Especialista de Ensino de Música da CEEMÚSICA/SESU/MEC (1998-2000); e do Comitê Assessor da SESU/MEC (2002-2004).

Tem atuado como membro de Conselhos Editoriais da Revista Eufonia (Espanha); Research Studies in Music Education (Inglaterra), e British Journal of Music Education (Inglaterra). Foi presidente do Conselho Editorial da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) de 1999-2003 e Co-Editora do Periódico Internacional International Journal of Music Education – IJME: Pratice (2002-2004).

Como consultora, atuou junto à faculdades e escolas de música na reestruturação de projetos político-pedagógicos. Foi consultora dos programas educacionais da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Programa Descubra a Orquestra) e criadora do Projeto POEMA (Projeto Ospa de Educação Musical Aplicada), da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Ministrou palestras e workshops para professores em vários estados brasileiros nos últimos 15 anos.

Foi Presidente do Comitê Organizador da 31a. Conferência Mundial da ISME (International Society for Music Education), que foi realizada em Porto Alegre de 20-25 de julho de 2014, primeira vez na América Latina em 60 anos de existência da Sociedade.

É sócia-diretora da empresa Conexão Sonora, consultora internacional da OiiD Educacional e atua como consultora e palestrante na área de educação, educação musical, tecnologias digitais em música e internacionalização de instituições e grupos educacionais.

Post a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.