Quando exportar é preciso

Muitos empresários no mercado da música – de pequenos a grandes – já pensaram em exportar. Exemplos como a fábrica de bateria Odery Drums foram sempre mencionados quando o assunto se tratava de exportação de design e marca, além de um produto de excelente qualidade, partindo de uma empresa de pequeno porte.

Determinação e confiança foram as bases para um crescimento sustentável . Como a Odery Drums, diversas outras empresas buscam seu espaço no exterior. A Apex preparou um material de suporte que você pode ler abaixo com os principais aspectos a serem observados pelas empresas que decidem exportar. Mas não esqueça: tino comercial também é importante.

[accordion title=”Aspectos Mercadológicos”]

O QUE ESTÁ MOTIVANDO A EMPRESA A EXPORTAR?

  • Aproveitamento da capacidade ociosa.
  • Conjuntura do mercado interno.
  • Câmbio favorável.
  • Estratégia para crescimento e diversificação de mercados.

COMO AS OUTRAS EMPRESAS DO MESMO RAMO ESTÃO ATUANDO NO MERCADO EXTERNO?

  • O que estão exportando.
  • Para onde estão exportando.
  • Como estão exportando.

A Apex-Brasil pode ajuda-lo a cumprir essas etapas com o serviço: Estudos de Inteligência Comercial

QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS PARA SE INSERIR NO MERCADO-ALVO?

  • Idioma.
  • Concorrentes.
  • Marcas e patentes.
  • Aspectos culturais na negociação.
  • Protecionismo econômico.

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QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES E FRACOS DO MEU PAÍS E DA MINHA EMPRESA?

  • Imagem do país no exterior.
  • Vantagens comparativas.
  • Estrutura legal e tributária.
  • Estrutura logística (canais de distribuição).

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QUAIS OS PONTOS FORTES E FRACOS DO MEU PRODUTO?

  • Nichos de mercado.
  • Ciclo de vida do produto.
  • Posicionamento no mercado-alvo.

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EXISTEM POSSIBILIDADES DE ASSOCIAÇÃO COM UM PARCEIRO ESTRANGEIRO OU LOCAL?

  • Trading companies.
  • Joint-ventures.
  • Parcerias estratégicas (consórcios de exportação).
  • Distribuidores locais

A Apex-Brasil pode ajuda-lo a cumprir essas etapas com o serviço: Brasil Trade Guide / PEIEX Inteligência Comercial

 [/accordion]
[accordion title=”Aspectos Produtivos”]

QUAL É A CAPACIDADE PRODUTIVA DA EMPRESA?

  • Elasticidade para atender aos mercados interno e externo.
  • Necessidade de investimentos em expansão da produção.
  • Possibilidade de formação de consórcio para exportação.

A Apex-Brasil pode ajuda-lo a cumprir essas etapas com o serviço: PEIEX

O PRODUTO É ADEQUADO ÀS NECESSIDADES DO MERCADO-ALVO?
CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DE:

  • Matérias-primas
  • Equipamentos
  • Normas técnicas
  • Processo produtivo

A Apex-Brasil pode ajuda-lo a cumprir essas etapas com o serviço: PEIEX / Projetos Setoriais

EXISTEM POSSIBILIDADES DE SINERGIA COM EMPRESAS LOCAIS?

  • Consórcios de exportação.
  • Arranjos produtivos locais (APL’s) ou clusters.

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[accordion title=”Aspectos Financeiros”]

A EMPRESA TEM “FÔLEGO FINANCEIRO” PARA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DO MERCADO EXTERNO?

  • Tempo de maturação do produto no novo mercado.
  • Investimento necessário x retorno esperado.
  • Necessidade de viagens para divulgação do produto, assistência técnica, etc.
  • Financiamento de exportações

[/accordion]

[accordion title=”Aspectos Tributários”]

O PRODUTO EXPORTADO TERÁ ALGUM BENEFÍCIO FISCAL?

  • Incentivos fiscais no Brasil.
  • Incentivos fiscais no país-alvo:
    • Acordos Internacionais.
    • Blocos Econômicos.
    • Sistema Geral de Preferências Comerciais (SGPC).

QUAIS SÃO OS TRIBUTOS QUE INCIDIRÃO SOBRE O PRODUTO AO ENTRAR NO PAÍS-ALVO?

  • Barreiras tarifárias.
  • Imposto de Importação.
  • Imposto sobre valor agregado.
  • Outros impostos específicos do país-alvo.

A Apex-Brasil pode ajuda-lo a cumprir essas etapas com o serviço: Estudos de Inteligência Comercial

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[accordion title=”Aspectos Admistrativos”]

QUAL O ESTILO DE GESTÃO DA EMPRESA?

  • Motivação dos funcionários.
  • Participação nas decisões.
  • Envolvimento com o Projeto Exportação.

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A EMPRESA POSSUI FUNCIONÁRIOS QUALIFICADOS PARA A EXPORTAÇÃO?

  • Conhecimento das normas e procedimentos para exportação.
  • Treinamento e capacitação dos funcionários.
  • Possibilidade de assessoria externa.

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QUAIS SÃO AS FONTES DE INFORMAÇÃO NECESSÁRIAS PARA GERENCIAR O MERCADO EXTERNO?

  • Órgãos do governo.
  • Embaixadas.
  • Publicações especializadas.

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